Encontrei um Animal

Encontrei um animalzinho... O que faço agora???

O destino colocou um animalzinho em seu caminho e você quer ajudá-lo? Você está se perguntando: E agora? O que e como vou fazer? Bom, a primeira coisa que você terá que ter em mente é que, ao acolhê-lo, você estará se responsabilizando por ele. Se você estiver preparado para esta responsabilidade, ótimo, você poderá ajudar esta vidinha, mas, se você acha que não tem condições, não pegue o animal, não assuma esta responsabilidade. NUNCA resgate um animal com a intenção de entregá-lo a terceiros imediatamente. Muitas vezes o processo de adoção é lento e nem sempre encontramos o proprietário do animal.
Em geral as pessoas acreditam que os abrigos são a melhor opção para os animais de rua, e esperam que lá eles recebam cuidados até que encontrem um novo dono. Entretanto, a realidade é bem diferente. A maioria dos abrigos mantém cães e gatos praticamente "estocados", sem que tenham a chance de receber qualquer tipo de carinho ou atenção. É claro que existem pessoas e instituições sérias e idôneas, que cuidam da alimentação e da saúde dos animais fazendo o melhor dentro de suas possibilidades. Porém as instituições passam por sérias dificuldades financeira, pois seus gastos são maiores que sua receita, o que é agravado pelo fato destes locais se tornarem ponto de "desova" de animais.
O número de animais nestes locais aumenta constantemente, aumentando os custos de manutenção e piorando a qualidade de vida daqueles que lá se encontram. Ouvimos muitos casos de pessoas que começaram abrigando bem 10 animais e ao final de alguns meses já mantinham precariamente cerca de 50 animais. Por isso dizemos que pode ser melhor para o animalzinho estar solto, zanzando pelas ruas, pois assim terá mais chances de ser recolhido por alguém que realmente esteja disposto a adotá-lo, do que ficar preso entre 4 paredes sem que possa ser notado, por toda a sua vida.
Atenção: Animais de raça são comumente abandonados por pessoas que compram por impulso e/ou não tinham condições de cuidar do animal. Após perderem a graça, os cães e gatos são abandonados à própria sorte em ruas e avenidas das cidades. Mas é importante ter cuidado: Muitas pessoas soltam seus animais, com ou sem raça, para passeios sozinhos. Se você encontrou um cãozinho que parece estar bem tratado, busque informações nas proximidades, para não correr o risco de pegar um animal que já possua dono.
Ok, estou pronto para assumir esta responsabilidade. O que eu faço?
Se você decidiu assumir a responsabilidade pelo bichinho, então vamos aos passos que você deverá seguir (para tê-lo bem em sua casa, ou até que ele consiga um bom lar):

1 -  Leve-o ao veterinário para avaliar sua saúde. Aproveite e peça para o veterinário avaliar a idade dele. Faça todos os tratamentos necessários para que ele fique saudável. Inicie uma rotina de vermifugação e vacinas.

2 - Identifique seu bichinho com uma plaquinha de identificação

3 - Dê a ele uma ração de boa qualidade, além de água fresca e bastante carinho.

4 - Quando seu novo amigo estiver melhor, providencie a castração (existem locais onde a castração é feita a preços reduzidos para adotantes e protetores) A castração poderá ser de responsabilidade do adotante ou sua. Combine este detalhe no ato da adoção.

5 -  Para procurar um novo lar para seu amigo você pode anunciá-lo na Internet, anuncio em Jornal, em pet shops e clínicas veterinárias ou participar de Feiras de Adoação. Para os anúncios, é importante colocar fotos do animalzinho para que os possíveis interessados possam se apaixonar por ele.

6 - Caso não possa abrigá-lo podemos indicar um hotel que cobra valores muito reduzidos especialmente para cães e gatos resgatados das ruas.

Ressaltamos, novamente, que o processo de doação pode ser demorado e você deverá ter muita paciência até achar a pessoa ideal para ficar com o seu novo amiguinho. A "oferta" de animaizinhos é grande e existem muitos "maus" adotantes. Caberá à você saber escolher a pessoa certa entre os interessados.

Ao entregar o animalzinho, o ideal é fazer um Contrato de Adoção para que ambas as partes saibam suas responsabilidades e se comprometam mutuamente a cumpri-las. Se isso não for possível, peça ao menos o CPF, telefone de contato e endereço da pessoa para que possa acompanhar a adoção no futuro.

Terminado este processo, você sentirá uma enorme satisfação, pois saberá que aquele animalzinho abandonado e sem perspectivas está bem e rodeado de pessoas que o amam. E tudo isso graças a VOCÊ!


Lembre-se:


- Colocar uma plaquinha com o fone na coleira do seu animal de estimação, faz toda a diferença entre ele ser procurado ou encontrado!!! É um gesto de guarda responsável! Animal identificado, é animal protegido! 
- A solução mais eficiente para acabar o abandono de animais é a castração! Ajude a melhorar o futuro dos nossos animais, castre seu cão/gato o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário